Critica || O Rastro

9.5.17

Com a oportunidade que o Site Omelete me deu, consegui comparecer a pré-estreia no Cinemark(Iguatemi), e ainda tive o prazer de poder ver pessoalmente o casal de atores principal (Rafael Cardoso e Leandra Leal). Antes de assistir o filme, eu já tinha certa curiosidade sobre ele, já que se tratava de um terror nacional - algo que é novidade para mim e para muitos outros-, e ao poder assisti-lo tive que admitir que o havia subestima-lo.

O suspense do filme é trabalhado com sons. Logo de inicio você perceberá isso. Um trabalho simples e detalhado, usando os sons "naturais" das cenas (suspiros, conversas ao longe, pássaros, estalados de moveis, pés ao andar, etc.), e isso que manteve o ar de "terror" quando o filme começou a chegar ao ápice da revelação da historia. A primícia da trama é praticamente carregada por João (Rafael Cardoso). Um médico dedicado ao tentar ajudar os pacientes de um hospital que está sendo desativado, e tais pacientes, precisam ser realocados para outras unidades. De ultima hora, uma garotinha é internada em um dos leitos, e João promete que iria ajuda-la. E durante a retirada dos pacientes, o médico percebe que a garota havia sumido, sem ninguém notar. Ao achar a mochila da garota - que aparentemente ela nunca deixaria a mochila fora de vista-, João começa a tentar achar rastros de onde a menina pode ter ido parar. O desespero por achar a criança o começa a deixar obsessivo por isso, que se segue por todo o termino do primeiro ato, e todo o segundo.

O filme ao mesmo tempo que lhe chama atenção, já que quem o assiste também tenta descobrir o que se passa na trama, se passa meio arrastado. A Garotinha que havia desaparecido, que começa a tomar pensamentos obsessivos e desesperados na mente de João, começa aparecer com aquele velho toque de "fantasma"; silêncio, seguido por gritos que chegam a ser exagerados; que são os furos do roteiro. Você já prevê de onde vem o susto, e o que te "assusta" é justamente o trabalho com os sons. A atriz Leandra Leal (que faz o papel de Leila, a esposa de João, que está gravida) fica sobressalente, um toque de tentativa de colocar um pouco mais de drama, um ato de nos identificar com os sentimentos de proteção do protagonista. Tal personagem (Leila), que no terceiro ato toma mais destaque, de uma hora pra outra, o que infelizmente fica um pouco apelativo. Mas finalmente depois, a personagem tem seu destaque merecido.

Alguns pontos sem nó da historia começam a fazer sentido no inicio do terceiro ato, ainda sim, meio confusos, que só ligamos finalmente todos os pontos ao final do filme. Com ao mesmo tempo que há um toque de surpresa - ao depararmos que não esperávamos totalmente por aquilo-, há a mistura de um toque de decepção, pois apesar de tudo, você fica com um gostinho de : "podia ter sido ainda melhor". Porém, é um filme sem o famoso "final feliz", que é justamente o que faz o final valer a pena.

E toda minha critica vai buraco a baixo quando tive a oportunidade de ver pessoalmente o Diretor do filme (Joao Caetano Feyer), que era praticamente a felicidade em pessoal com a animação que estava com a pré-estreia desse trabalho nos cinemas. Tanto antes quanto depois da apresentação do filme, ele continuava com um sorriso maravilhosos de empolgação, que me fez ver o quanto estava orgulhoso do esforço que houve na produção!

Ao decorrer do filme, tentei ao máximo não ficar tentando compara-lo a outros filmes - como os clássicos americanos-, mas infelizmente sempre vem aquela velha comparação na cabeça, mas mesmo assim, o filme ainda é algo que realmente valha a pena assistir, por uma experiencia a mais no "currículo", e na admiração do trabalho cinematográfico dos cinemas brasileiros, tentando superar a visão simplória e subestimada que tanto tem em relação a filmes nacionais.
Atorzão da po**a, simpatia em pessoa.


FICHA TÉCNICA
• Título: O Rastro (Original)
• Dirigido por: João Caetano Feyer
• Estreia: 18 de Maio de 2017 ( Brasil/Mundial )
• Duração: 90 minutos
• Classificação: 14 anos
• Gênero: Nacional, Suspense, Terror.
• País de Origem: Brasil
• Sinopse: A trama acompanha João (Rafael Cardoso), um médico que precisa ajudar na transferências dos pacientes de um hospital que será desativado em breve. Durante a noite, uma menina desaparece e João é arrastado para um pesadelo sem fim.
• Avaliação Pessoal:  (3,5 / 5)

---

0 comentarios

Meu Instagram (¯▽¯;) (@irisjovem)

Meu Canal (/≧▽≦/) (WhyIrisJovem)

Minha Pagina \(≧ω≦)/ (/IrisJovem)