Tutorial Cosplay || Korra (Book 4)

30.7.17

Bem, como infelizmente eu não tirei fotos ou gravei videos do processo de costura do cosplay, tentarei explicar com detalhes, e tentarei fazer algumas imagens de referencia para vocês entenderem melhor. Vou dar algumas dicas que aprendi no processo, assim como links de referencias que usei para entendimento melhor. Sempre estarei disposta a tirar as duvidas de vocês, caso eu não tenha deixado tudo muito claro. Talvez futuramente, se eu (re)costurar novamente esse cosplay, eu faça um tutorial com mais qualidade. De qualquer forma, eu espero que ajude!



**clique nas imagens para amplia-las**
CAMISETA
       Uma coisa que aprendi, de facilitar vidas, que se estiver com muito medo de ter feito alguma medida errada, é usar TNT! (aqueles tecidos finos que tem pra todo lado nessas lojinhas de um real, que você sempre vê em mesa de festa de criança :v ) É barato e fácil de achar. Eu faço os moldes das roupas nas cartolinas (sempre já com a sobra para costura), e passo o desenho para a Tnt. Corto, encaixo as peças, e provo para ver se esta tudo certinho. Se estiver, passo os moldes para os tecidos que irei usar de verdade!!!

      Usando uma camiseta minha, fiz o molde com aproximadamente 2cm-3cm nas bordas para costura, e para não ficar muito justo ao corpo. A cava da parte da frente é um pouco maior que a parte de trás, para não ficar aquela coisa te enforcando. E na parte de trás é maior para chegar bem rente ao pescoço. E tambem sempre coloco dois dedos a mais nas medidas para a parte das alças, para ficar o caimento para frente; um exemplo básico dessas fotos abaixo.

        Para a gola, não vou saber explicar muito bem como a fiz. Eu não cheguei a pesquisar como fazer golas em algum tutorial na internet, simplesmente fiz de um jeito que daria certo, e no final, até que me sai bem. Simplesmente medi o comprimento de toda a gola, diminui uns 3-4cm da medida, só para não ficar uma volta muito fechada no pescoço, e fiz uma tira com uns 15-16cm de altura para margem de costura, e para que eu pudesse dobra-la e colocar um pedaço de Entretela dentro para firma-la melhor para cima no pescoço. 
(desenho horrivel, mas apenas demonstrativo :v)

      Os detalhes em branco eu fiz algumas tiras bem compridas em tecido Oxford branco (que era o único tecido branco que eu tinha aqui em casa, mas recomendo quem for fazer usar malha também), com 5cm de largura; sendo que 1cm de cada lado eu dobrava para dentro. Eu não havia gostado muito do resultado, já que a maquina não estava costurando direito eu havia costurado a mão. Um tempo atrás uma amiga me chamou para tirar umas fotos, e eu estava "cabreira" com esses detalhes. Arranquei tudo, e usei um outro tecido que já tinha um pouco mais de elástico, e o resultado ficou beeeem melhor.


 
CALÇA
       A calça obviamente foi mais simples de fazer.  Eu peguei uma calça de moletom que eu tinha para usar como molde. mas vou tentar explicar como fazer se usar uma calça sua...
     No Molde 1: Você dobra o tecido, e em cima da dobra, coloca o molde, trace-o, e corta tudo de uma vez. Quando abri-lo, ele vai se tornar um pedaço como no Molde 2.
     No molde 2 vai acontecer a mesma coisa que o Molde 1, só que de vez dobrar o tecido, você já desenha ele por completo e corta.
     Tudo eu deixei com sobras de 5-7cm (em todos os lados), para que a calça ficasse parecendo meio aquelas calças Aladdin
     Isso vai variar do que você pretende. Os dois vão dar na mesma coisa.
     Deixei uma descrição simples marcadas na imagem para poderem se guiar.

     Alem de elástico na cintura, também coloquei um pedaço nos tornozelos.

MANGAS
     A manga eu poderia usar o mesmo tecido da calça, mas infelizmente não tinha sobrado um tamanho bom pra fazer as duas, então eu cortei as mangas de uma camiseta de manga comprida que eu tinha meio acabadinha, e que na verdade nem cabia em mim. Fiz duas pequenas tiras do tecido da camiseta, e coloquei no meio de cada uma, para fazer o detalhe.  Fiz um buraco em uma das extremidades para emcaixar o polegar.
     Mas a manga é simples de ser feita; Pegue a medida do comprimento que quer que ela fique no seu braço. Aconselho que meça entre alguns bons centimentos abaixo da axila, até o inicio dos seus dedos da mão. Meça a largura de alguns pontos do seu braço, já que obviamente a parte superior é maior, e conforme vai chegando a mão vai ficando menor.
     Faça essa tira em um molde antes de passar par ao tecido, se preferir, e depois que cortar no tecido, só costure de comprido, e faça um furo para o encaixe do polegar.


BOTAS
     A Bota, na verdade, eu não tenho. Mas acho que elas também ficariam perfeitas se usássemos uma daquelas botas estilo esquimó que tem nas lojas hoje em dia. (Exemplos: Bota 1 || Bota 2)
    Infelizmente é mais uma coisa que não vou saber explicar como fiz.. Simplesmente fiz e deu certo, e também não tenho fotos do processo para mostrar.
     Mas vou deixar esse video tutorial aqui, que pode ajudar muito voces...

CINTO
     O “saia", "saiote”, cinto (sinceramente não sei como chamar isso) também foi bem simples. Eu usei Oxford marrom mesmo, mais pelo motivo de eu já ter um pedaço do tamanho perfeito aqui em casa. mas useo o tecido que achar melhor.

     Medi a largura da minha cintura, e a altura que eu queria que ficasse, que foi mais ou menos no meu joelho. O jeito que eu fiz foi: dobrei o tecido (já cortado em um retângulo com minha largura e altura), dobrei-o quatro vezes para o mesmo lado, e fiz um corte vertical. Mas tem um lado certo para fazer esse corte vertical para ele ficar da forma certa. De qualquer forma, fiz esse desenho para explicar melhor:

     Deixei as linhas de lápis para mostrar como deve ser medido: Divida a largura da sua cintura em quatro, onde vai formar esses quatro retângulos. Para saber até onde vai seu corte vertical, dividi a altura em dois; usei uma metade, e mais um pouco da outra para saber até onde a linha da ponta do triangulo a ser feito. Só vendo o desenho já dá pra entender como se deve sre feito essa parte.
     E depois, eu cortei tiras de aproximadamente 7cm de pelúcia para fazer os detalhes da parte debaixo, onde fica esses cortes verticais.

     Eu também tive que cortar um pedaço bem comprido (sem largura especifica) para fazer o "verdadeiro" cinto.  Usei o mesmo tecido da calça, fiz a tira, e costurei na barra reta de cima dessa "bandeirinha de festa junina, para poder amarrar na cintura, e virar o cinto que deveria ser.

BROCHE
O broche eu comecei fazendo num pedaço de papel Paraná, mas pode você pode usar papelão mesmo, couro, o que você preferir. Mas aconselho que e seja algo mais durinho nesse estilo. Como base eu fiz um circulo para poder desenhar um pentágono. (aquela forma geométrica de cinco lados iguais)Eu fiz os lados com 5centimetros. Aproveitando um pedaço de Oxford branco, eu colei em um (eu vou falar que fui pobre e usei fita dupla face e funcionou. Mas você pode usar cola de tecido mesmo, ou cola universal/superbonder, só não sei dizer se o resultado vai ficar muito bom) depois usando mais um pedaço do mesmo tecido da calça, eu reverti a parte de trás, e fiz algumas tinhas do tamanho  dos lado, com 1,5 a 2centimetros de largura. e mais o pequeno detalhe do meio. Colei tudo com fita dupla face, apertei bem mesmo pra segurar, dei até uma rápida passada de ferro em cima. E costurei um alfinete na parte de trás para poder prender a roupa. (depois de um tempo usei um bottom velho, tirei a parte onde fica a foto, e colei a parte de trás que fica o alfinete. Ficou um resultado bem melhor)
dos lados
      Para quem tiver dificuldades para desenhar um pentagono igual eu tive, use esse video como base, ajudou pra caramba!
RESULTADO

Dezembro/2016                                                        Fevereiro/2017





GASTOS
Eu não vou poder dar os valores certos, por que a malha da camiseta eu já tinha faz um tempo,então não lembro ao certo quanto gastei nela. Mas de certo foi algo entre 8-10 reais em um retalho de mais ou menos 1,5cm por 1,5cm.
As mangas como eu disse foram retiradas de uma camiseta que eu já tinha.
No tecido da calça gastei 10 reais. Um pedaço de 2mt por 1,5cm mais ou menos.
Para o cinto foram 5reais do oxford marrom, porem gastei 15reais comprando a pelúcia. A pelúcia é um pouco carinha, e só vendia por metro, então sobrou MUITO aqui. 
Na bota usei retalhos de feltro. Comprar por metro é mais barato, mas dá pra comprar em lojinhas de um real pedaços de uns 30-50cm cada por uns 3reais.
A peruca é de uma amiga, mas agora é facilmente achada por preço entre 50 a 80reais se souber procurar bem. E as lentes me custaram 60reais (peguei na promoção)

Juntando tudo na ponta do lapis, e com margens de erro, gastei por de 140reais no cosplay inteiro (tirando a peruca). O mais caro mesmo foi a lente, mas nesse caso eu uso ela em varios cosplay. Se fosse tirar o gasto dela, teria gastado por volta de 80reais também em tudo.

Bejus~#Fui
Cosplay Korra Tutorial Book 4

---

0 comentarios

Meu Instagram (¯▽¯;) (@irisjovem)

Meu Canal (/≧▽≦/) (WhyIrisJovem)

Minha Pagina \(≧ω≦)/ (/IrisJovem)